NOTA DE LAMENTO PELA EXONERAÇÃO DA PRESIDENCIA NACIONAL DO IPHAN DA HISTORIADORA KÁTIA BOGÉA

Conferir em PDF (Clique not Ttulo)

O Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vem através dessa nota lamentar a exoneração da historiadora Kátia Bogéa da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, noticiada em diário oficial publicado em 11/12/2019. Lastimamos profundamente a perda de uma técnica competente, de carreira sólida e longa contribuição nos quadros gestores do órgão. Figura importante e atuante na defesa da herança cultural do país, a Historiadora Kátia Bogéa tem sua trajetória profissional sempre e indiscutivelmente vinculada à preservação do patrimônio. Profissional qualificada, atuante e sensível às diversidades regionais e expressões locais, construiu importantes frentes de trabalho na direção nacional do IPHAN, enfrentando às mais diversas dificuldades em prol da cultura e do patrimônio brasileiro. A indicação de Luciana Rocha Feres, uma figura de perfil técnico, nos pareceu uma sensata escolha para continuidade de um trabalho sério e comprometido com o campo da preservação que vem sendo realizado por esta instituição desde sua fundação em 1937, ainda como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – antigo SPHAN. Infelizmente é com grande espanto e apreensão que recebemos hoje 12/12/2019, a notícia da revogação da nomeação da arquiteta. Mais uma vez reiteramos a importância do IPHAN e seu papel fundamental para a preservação da cultura brasileira. Diante do valor da matéria e do cargo, considerando o comprometimento público que nossos maiores governantes devem demostrar ao tutelar nossas riquezas culturais, afirmamos firmemente a importância da indicação de um perfil de profissional tecnicamente qualificado vinculado ao campo em voga para a direção do mais importante órgão de preservação do patrimônio do Brasil.

Salvador, 12 de dezembro de 2019.

Professora Doutora JULIANA CARDOSO NERY

Coordenadora do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE / UFBA)