INFRAESTRUTURA

O MP-CECRE (Mestrado Profissional em Conservação e Restauro de Monumentos e Núcleos Históricos) funciona no prédio do CEAB - o Centro de Estudos de Arquitetura da Bahia (um anexo da Faculdade de Arquitura da UFBA). O edifício, que historicamente era todo ocupado pelo CECRE, nos últimos anos foi dividido para outras funções.

O prédio do CEAB (à esquerda) com o Pavilhão de Aulas da Federação VI (ao fundo).

O prédio do CEAB.

O térreo, para além da recepção, copa, banheiros e depósito, acolhe o Núcleo DOCOMO e o MULTGRAF: Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica (os dois com vínculo com o MP-CECRE). Também ocupa o pavimento térreo a Especialização de Arquitetura em Saúde.

Recepção do CEAB e do MP-CECRE.

O MP-CECRE ocupa todo o primeiro (e último) andar do CEAB. Este andar é dividido em seis salas, sendo que a maior é o Ateliê de Projeto e sala de aula do curso; duas salas são ocupadas pela bilbioteca do CEAB-CECRE; e três salas acolhem professores e atividades do mestrado profisisonal (todas com ar refrigerado - apesar de boa iluminação e ventilação) .

O último andar do prédio do CEAB, onde funciona o MP-CECRE. A primeira sala da esquerda é o Espaço Multi-Uso - Colegiado, reuniões, grupos de pesquiasa, professores do curso, desenvolvimento de projetos vinculados ao curso. Em frente, a sala da Cooordenação do MP-CECRE. Mais à frente, à esquerda, a entrada da Biblioteca do CEAB-CECRE. Em frente, à direta, sala de professores e grupos de pesquisa do curso. No eixo da fotografia, a entrada do Ateliê de Projeto e sala de aula.

Uma das salas (com capacidade para até 30 pessoas) está preparada para os trabalhos de Ateliê de Projeto e para as aulas teóricas, mobiliada com pranchetas, armários individualizados, grande mesa ao centro, com pontos de conexão para computadores e internet wireless, televisão 27 polegadas, tela para projeção, datashow. Essa sala também recebe conferências e seminários direcionados ao MP-CECRE e ao PPGAU.

Ateliê de Projeto e Sala de Aula, em dia de Seminário de Ateliê III com alunos e professores.

Ateliê de Projeto e Sala de Aula.

O MP-CECRE conta, também, com sala para a Coordenação do curso e sala para professores do MP-CECRE com projetos e grupos de pesquisa vinculados ao mestrado profissional e ao PPGAU (como o ARQPOP - Grupo de Pesquisas Arquitetura Popular: Espaços e Sabere) - sala que funcionava, de 2013 a 2015, como a Sede do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). Todas esses espaços possuem móveis de escritórios, computadores, armários, mesa de reunião, impressora, escâner.

Sala da Coordenação do MP-CECRE.

Sala de Professores do curso e do Grupo ARQPOP.

Sala de Professores do Curso e do Grupo ARQPOP.

Finalmente, a sala em frente à Coordenação, é, de fato, um espaço multiuso, preparado para aulas, reuniões e desenvolvimento de pesquisas. Possui diversas cadeiras, mesas de trabalho, computadores, armários, e uma mesa de reuniões – na qual se reúne o colegiado do curso formado por 11 professores, dois alunos e um funcionário. Lá também funciona o QG do Inventário Nacional de Referencia Cultural dos Mestres e Artífices da Construção Tradicional Civil na Chapada Diamantina-Bahia.

Sala Multi-Uso e do Colegiado.

O local conta, ainda, com espaço para estacionamento dos automóveis dos professores, biblioteca especializada com um amplo acervo de livros, periódicos e trabalhos dos ex-alunos do CECRE, além de toda infraestrutura básica: sanitários, copa etc.

O prédio passou, recentemente, por obras de reforma e renovação de suas instalações, com recuperação do primeiro andar e substituição de todo o mobiliário por móveis novos e mais eficientes: pranchetas, mesas de trabalho, cadeiras, escrivaninhas, armários. As obras, além da requalificação geral de todos os setores, resultaram numa significativa melhoria das dependências ocupadas pelo arquivo-biblioteca.

Finalmente, é preciso reiterar que o MP-CECRE compartilha toda a infraestrutura com a FAUFBA e com o PPGAU UFBA, estruturas que estão ao lado, a cerca de 100 metros da sede do CEAB.

Enquanto recursos de informática, conta com 08 computadores, interligados por fibra ótica do provedor da UFBA; dois scanners; três impressoras, sendo uma a laser e duas outras capazes de imprimir no formato A3; dois projetores de multimídia; um aparelho de TV LCD com 47 polegadas, instalado no atelier; além de roteador que permite acesso wireless à internet para todos os alunos do curso, pesquisadores e professores.

É preciso dizer que estes aparelhos estão locados no CEAB e são independentes de todos os recursos de informática pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Ou seja, são de uso exclusivos do MP-CECRE.

Não obstante, algumas aulas do curso são ministrados em conjunto com o PPGAU UFBA (e vice-versa), e podem acontecer no prédio do PPGAU utilizando-se de seus recursos próprios.

Na verdade, todos os recursos do PPGAU e da FAUFBA – incluindo o vasto acervo de seus dois laboratórios de computação gráfica – estão disponíveis e são pertinentes ao mestrado profissional.

CEAB-CECRE.