Marco Dezzi-Bardeschi (Politecnico di Milano)
Professor Catedrático de Restauração Arquitetônica do Politécnico de Milão. Nasceu em Florença, em 1934. É Engenheiro Civil, graduado em 1957, e arquiteto, graduado em 1962. Tem uma experiência de mais de quarenta anos no âmbito da conservação e restauração do patrimônio construído, iniciada no Istituto di Restauro dei Monumenti de Florença, fundado por Piero Sanpaolesi em 1960, e, a partir de 1976, na Faculdade de Arquitetura do Politecnico di Milano como catedrático de Restauro Arquitetônico. Desde 2000 é professor do Laboratório de Restauro da Universidade de Arquitetura de Parma. No Politecnico di Milano fundou e dirigiu (de 1980 a 1985) o Departamento para a Conservação dos Recursos Arquitetônicos e Ambientais e o Doutorado em Conservação dos Bens Arquitetônicos. É autor de dezenas de projetos referenciais de restauração e reabilitação de complexos monumentais, dentre os quais se destacam o Palazzo della Ragione em Milão (1978-1986), a Biblioteca Classense em Ravena (1979-1988), o Palazzo Gotico em Piacenza (1982-1986), a reabilitação das antigas Oficinas Galileo em sede do novo Museu de Arte Contemporânea de Florença (1982-1989); a reabilitação do centro histórico, das muralhas, da praça do teatro e da orla de Porto San Giorgio, em Ascoli Piceno (1988-1993), Santa Maria Novella e Palazzina Reale em Florença (1990), a conservação e reutilização da antiga Igreja de Santo Ambrogio em Cantù, Milão (2002-2007) e a conservação e reabilitação do Templo/Catedral do Rione Terra em Pozzuoli, Nápoles (2004-2011). É autor de inúmeras publicações sobre historia da arquitetura e cultura do projeto, tendo fundado e codirigido as revistas Necropoli (1969-1971, com Francesco Gurrieri) e Psicon (1974-1976, com Eugenio Battisti e Marcello Fagiolo). Desde 1993, dirige a revista trimestral ANANKE, cultura, storia e tecniche della conservazione per Il progetto. Dentre seus diversos livros publicados na área do restauro, destacam-se “Restauro: Punto e da capo. Frammenti per una (impossibile) teoria” (Franco Angeli, 1991) e “Restauro: Due punti e da capo” (Franco Angeli, 2004), além de publicações que reúnem sua produção arquitetônica, como “Conservazioni e metamorfosi. Cosmologie, bestiari, architetture, 1978-1988” (Alinea, 1989) e “Architetture di memória, Album 1960-1990” (Alinea, 1990).